As avaliações in loco, a partir de processo previamente instruído na Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), são realizadas por meio da aplicação de instrumentos do Inep.


Os Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE) subsidiam o credenciamento, o recredenciamento e a transformação de organização acadêmica. Já os Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) subsidiam os atos autorizativos de cursos — autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento — nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância.


Para credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, o instrumento é a ferramenta dos avaliadores na verificação de cinco eixos, que contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, o instrumento permite aos avaliadores a verificação de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.
Aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado. Entenda mais sobre os indicadores de qualidade clicando aqui.


Glossário


Os IAIE e os IACG são sustentados por glossário com os termos-chave para a fidedigna interpretação dos critérios de análise na atribuição dos conceitos a cada objeto de avaliação analisado pelas comissões de avaliação.