O principal objetivo da adoção do SIGAA foi o de simplificar rotinas acadêmicas, pois entre outros benefícios, várias atividades além do acesso a diversas informações passaram a ser efetivadas com um único login e senha, sem necessidade de acesso a múltiplas plataformas. Por meio do Sistema — que congrega temas de interesse de professores (as) e estudantes — é possível, por exemplo, a emissão de documentos (Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico Escolar para discentes de graduação) e a edição do perfil público dos(as) docentes, além de emissão de declaração de disciplinas ministradas.

 

Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o SIGAA é adotado por várias outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), organizadas em rede. Isso permite que se alinhe, de maneira geral, as linguagens utilizadas nas IFES, o que torna mais fácil a comunicação entre as Instituições.

 

O Portal do Docente é um exemplo de simplificação de rotinas, pois reúne, em um só local, grande parte das atividades que o(a) professor(a) operacionaliza ao longo do semestre letivo. Além disso, é possível acessar vários tipos de relatórios para o fomento do planejamento das atividades dos(as) professores(as), dos(as) coordenadores(as) e das unidades acadêmicas. Os(as) próprios(as) discentes podem fazer buscas por estruturas curriculares, disciplinas e a possibilidade de equivalência, sem a necessidade de recorrer à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

 

Além de disponibilizar um pacote de ferramentas para unificar os antigos sistemas internos de administração acadêmica e dar mais velocidade e padronização às atividades rotineiras dos(as) docente(s), a implantação do SIGAA também teve papel decisivo na adoção das atividades acadêmicas remotas impostas pela situação da Pandemia de COVID-19.