Da Natureza e Finalidades
A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.
A monitoria é regida pela resolução CEPE 008/1990
Existem duas categorias de monitores: a) monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação; e b) monitoria voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria. Em ambos os casos, os alunos farão juz a 02 (dois) créditos pela atividade no período.

Das Inscrições
As inscrições para monitoria seguirão rigorosamente os prazos estabelecidos no Calendário Universitário de Graduação, disponível no link:

Os estudantes devem procurar as secretarias dos departamentos/institutos e preencherem o formulário próprio de solicitação de inscrição.

Dos objetivos
Estimular a participação de alunos dos cursos de Graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da universidade;
Favorecer a oferta de atividades de reforço escolar ao aluno com a finalidade de superar problemas de repetência escolar, evasão e falta de motivação;
Criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade;
Propor formas de acompanhamento de alunos em suas dificuldades de aprendizagem;
Pesquisar novas metodologias de ensino adequadas ao ensino da disciplina participante do programa;
Contribuir, através da formação de monitores de ensino, com a formação de recursos humanos para o ensino superior; e estimular a participação em projetos de ensino, no âmbito da disciplina.

Dos requisitos para Participação
Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;
Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;
Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;
Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade. (para monitores remunerados).

Das atribuições dos Departamentos/Institutos
Após feitas as seleções dos monitores, as secretarias dos departamentos/institutos deverão registrar os monitores selecionados no SIGRA, durante o período estabelecido no calendário acadêmico;
Preceder o cadastro dos candidatos a bolsista no sistema de bolsistas do DEG;
No final do semestre encaminhar aos postos avançados do SAA as avaliações (cumpriu/ não cumpriu) dos monitores remunerados e voluntários para concessões de créditos, devidamente assinadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas.

Das Seleções dos candidatos
A seleção dos estudantes candidatos será de inteira responsabilidade de cada Unidade Acadêmica contemplada com bolsas;
Os critérios de avaliação para o exercício das atividades de monitoria serão elaborados pelas coordenações de graduação de cada Unidade.
O estudante designado monitor será supervisionado pelo professor da disciplina.

Atribuições do Professor responsável
Orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;
Capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino/aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;
Promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina;
Avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor através de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do monitor;
Acompanhar o desempenho do aluno nas disciplinas de seu curso, identificando possíveis interferências das atividades da monitoria sobre o seu desempenho escolar, a fim de evitar comprometimento de seu processo de aprendizagem como um todo.

Da inclusão/exclusão de Monitores
Por interesse particular do aluno/monitor;
Por indicação do professor da disciplina a qual o monitor está vinculado, após aprovação do Colegiado de Curso;
Por suspensão imposta ao aluno no período em que se encontrar no exercício da monitoria;
Por trancamento de matrícula;
Por obtenção de freqüência inferior a oitenta por cento nas atividades de monitoria, a cada mês;
Em hipótese alguma será admitida a inclusão de monitoria no SIGRA após a data limite de inclusão estabelecida no calendário acadêmico mesmo que exista ociosidade de vagas de monitoria.

Disposições gerais
Excluir-se-á em qualquer hipótese, a configuração de vínculo empregatício do monitor com a Universidade de Brasília – UnB.
Os casos omissos serão resolvidos pelo Decanato de Ensino de Graduação – DEG.

Do número de Bolsas
O número de bolsas a ser distribuído nas Unidades obedece a disponibilidade orçamentária da UnB, e o critério usado para a distribuição é determinado pelo Decanato de Ensino de Graduação. Segue lista de distribuição vigente:
Lista de distribuição de bolsas de monitoria 2017.2

Formulários para Monitoria

SAMT - Serviço de Acompanhamento de Monitoria
Responsável: Sandra dos Santos Vitoriano Barros
Técnica em Assuntos Educacionais:
Telefones: 3107-0498
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio da Reitoria - Térreo