1. Finalidade:
A tutoria de graduação integra o conjunto de ações do Decanato de Ensino de Graduação que visam à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem para a redução dos índices de reprovação e evasão na Universidade de Brasília, com a finalidade de apoiar a criação de equipes de tutorias com estudantes de graduação para, sob a coordenação de um professor, assistir estudantes de disciplinas com taxas elevadas de reprovação, turmas numerosas, ofertadas simultaneamente para vários cursos ou aquelas com atividades que envolvam funcionamento diferenciado. Trata-se, portanto, de sistema de apoio acadêmico em que estudantes mais experientes e com destacado desempenho acadêmico, sob a coordenação pedagógica docente, auxiliam outros estudantes a se integrarem à universidade e a potencializar sua aprendizagem.

2. Objetivos
A tutoria de graduação envolve atividades discentes de apoio à aprendizagem de outros discentes, de forma individual ou em grupo, no âmbito da graduação e tem como objetivos:

a. Acolher os estudantes, apoiando seu processo de adaptação acadêmica e de integração ao curso, sobretudo dos recém-ingressos na universidade;
b. Melhorar os índices de rendimento de estudantes, buscando a redução de reprovações com foco na redução da retenção e evasão dos discentes;
c. Dar suporte aos professores coordenadores no desenvolvimento de atividades relacionadas às disciplinas.

Dessa forma, busca-se colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e do rendimento acadêmico dos estudantes, de maneira a responder às necessidades individuais ou do grupo com foco nas dificuldades específicas e no desenvolvimento de métodos de estudos.

3. Prestação de Contas:
A prestação de contas deverá ser realizada pelo coordenador do projeto. Ela se dará mediante o envio do Formulário de avaliação individual do(a) tutor(a) e Relatório final de tutoria devidamente preenchidos e assinados (links abaixo). Estes documentos devem ser anexados ao mesmo processo SEI em que foi enviada a proposta inicial, e encaminhadas para o ambiente SEI: DEG/DAIA/SAMT, observando os prazos previstos no cronograma de atividades do edital vigente. Veja aqui os editais.

a) Formulário de avaliação individual do(a) tutor(a)

b) Relatório final de tutoria

4. Emissão de Declarações de atuação:

Após o término do projeto e envio da devida prestação de contas para a unidade Serviço de Acompanhamento de Monitoria e Tutoria (ambiente SEI DEG/DAIA/SAMT), coordenadores(as) e docentes participantes farão jus ao recebimento de uma declaração de atuação do projeto encaminhado.

Caso os(as) coordenadores(as) e docentes participantes do projeto não tenham recebido as declarações de atuação em projeto de tutoria, elas devem ser solicitadas pelo(a) coordenador(a) do projeto, via SEI, ao DEG/DAIA/SAMT. No texto da solicitação devem constar as seguintes informações:

1) Número do edital a que se refere o projeto;
2) Título do projeto;
3) Identificação do proponente/coordenador do projeto (Nome completo, matrícula FUB e CPF).

O Serviço de Acompanhamento de Monitoria e Tutoria reserva o direito de solicitar informações complementares, caso julgue necessário. O prazo para emissão das declarações é de até quinze dias úteis após o recebimento da solicitação no ambiente DEG/DAIA/SAMT. Os documentos serão encaminhados em formato digital via SEI, anexos ao processo de solicitação.