Em 2012 e 2013, a Capes, por intermédio da Diretoria da Educação Básica¹, lançou o programa Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, com uma comunicação transversal com os demais programas como Pibid, Prodocência, Parfor e outros, tendo como objetivos:

• Oferecer aos professores a oportunidade de uma formação com conhecimentos tecnológicos,
  • Promover um ambiente aberto ao diálogo interdisciplinar;
  • Domínio dos equipamentos e das novas linguagens tecnológicas presentes na sociedade
  • Criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores.

Os projetos selecionados puderam receber recursos de capital para aquisição de bens aos laboratórios. Com isso possibilitou a criação e a reestruturação de diferentes laboratórios com fins pedagógicos nas Universidades.

De acordo com o Relatório da Capes do Programa LIFE 2013, essa ação tinha como propósito estimular a criação de espaços de uso comum e coletivo nos ambientes ou dependências das IE´s. Esse documento acrescenta outras características a estes laboratórios:

...incentivar a interação entre diferentes práticas pedagógicas, a elaboração de materiais didáticos de carácter interdisciplinar; o uso de tecnologias e inovações educacionais e a articulação entre os programas da Capes relacionados à Educação Básica. (BRASIL,2013, pág.26)

A Universidade de Brasília participou do programa LIFE por meio do edital Capes 35/2012, entre 04/12/12 a 04/12/2014, coordenado pela prof.ª. Ruth Gonçalves de Faria Lopes (FE/UnB). Foi composto por 4 (quatro) subprojetos:

• Laboratório de Visualização Interação e Simulação- L-VIS – coordenador – Profº Edison Ferreira Pratini;
  • Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores-Life- FE- coordenadoras: profª. Maria Emília Gonzaga de Souza e profª. Leda Maria Rangearo Fiorentini
  • Laboratório de Incubadora de Projetos para Formação de Professores- Lipro- Glauco Falcão
  • Rede de Laboratório Associados para Formação de Professores- ReLAFOP- coordenador: profª. Delano Moody Simões da Silva Rosana de Castro.

¹. Denomina-se, atualmente, Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica.