• Destaques

A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas (CPLic), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), informam a publicação do resultado definitivo da seleção de projetos submetidos ao Edital Conjunto DEG/DEX nº 40/2023 - Licenciaturas em Ação/2024.   Licenciaturas em Ação/2024, uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação, em parceira com o Decanato de Ensino de Extensão (DEX), objetiva fomento projetos com abordagens metodológicas inovadoras e de interação acadêmico- pedagógica entre docentes e discentes da UnB com as escolas de educação básica.   Nesta edição do Licenciaturas em Ação, serão concedidas 230 (duzentas e trinta) bolsas, prioritariamente, a estudantes de Cursos de Licenciaturas, distribuídas em 61 projetos voltados à educação básica e formação inicial e continuada de professores. Serão disponibilizadas 08 (oito) cotas de bolsas, que poderão ser utilizadas entre os meses de abril a novembro de 2024.   O valor da bolsa corresponde a R$ 700,00 (setecentos reais) e os selecionados deverão executar ações previstas nos projetos. A seleção dos estudantes acontece entre os dias 03 e 14 de abril de 2024 pela coordenação de cada projeto. Para conhecer mais a respeito do Licenciaturas em Ação, dos nomes dos projetos selecionados e chamadas dos seleção de estudante, acesse o link clicando aqui.   Atenciosamente,   Coordenação de Projetos Especiais nas Licenciaturas Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas Decanato de Ensino de Graduação Universidade de Brasília

1) O que é retirada de disciplinas?
A retirada de disciplinas é uma ferramenta disponível, normalmente, durante o período de matrícula e que permite ao estudante retirar a disciplina do seu currículo, ou seja, após realizado o processo, a disciplina deixa de aparecer no histórico do estudante. Assim, esse é um recurso adequado para o período de matrícula, em que são esperadas alterações nas grades dos estudantes.

2) Qual a diferença de retirada de disciplinas para trancamento de disciplinas?
Em um contexto normal, após a finalização do período de matrículas, o estudante, caso deseje deixar de cursar uma disciplina, precisa trancá-la e pode fazê-lo até 50% do semestre. Nesse processo, o estudante passa a não estar mais matriculado, mas o trancamento fica registrado no histórico escolar, diferente do que acontece na retirada, em que a disciplina retirada não consta mais no histórico.

3) O que mudou no processo de retirada de disciplinas durante o ensino remoto?

Durante a vigência do ensino remoto, em função da pandemia da Covid-19, o recurso de retirada tem sido flexibilizado pelas resoluções do CEPE, que a cada início de semestre tem se reunido para decidir sobre o planejamento e a execução de atividades de ensino‒aprendizagem e de extensão durante a pandemia. Desse modo, a retirada tem sido permitida até o último dia do semestre. Assim, também, tem sido definido que enquanto as atividades de graduação permanecerem de forma não presencial, não haverá trancamento de disciplinas, uma vez que elas poderão ser retiradas até o último dia de aula, sendo esse o recurso mais benéfico aos estudantes.

4) A retirada pode prejudicar em algum momento da vida universitária?
Em termos técnicos, não. Nem a retirada, nem o trancamento de disciplina causam impacto no IRA do estudante. A diferença entre os dois recursos, como dito anteriormente, é que, durante o ensino regular (antes da Pandemia de Covid-19) a disciplina trancada fica registrada no histórico do estudante com o status de trancada. Já a retirada de disciplina não deixa nenhum registro no histórico, isso porque este recurso é utilizado normalmente para o período de matrícula. O recurso do trancamento pode ser usado depois de decorrido 50% do semestre. Agora, com o ensino remoto, pode-se usar apenas a retirada ao longo de todo o semestre, o que significa uma flexibilização mais vantajosa para o estudante.

5) OK, em termos técnicos a retirada não prejudica o estudante, mas pode haver algum outro prejuízo?

Sim. Principalmente se esse recurso for usado pelo estudante de maneira não refletida. Em termos pessoais, o estudante pode sair do fluxo e atrasar sua formatura. Institucionalmente falando, a retirada excessiva de disciplinas tem causado represamento dos estudantes nos fluxos, de maneira que a oferta de vagas tem ficado cada vez mais concorrida. A UnB trabalha arduamente para oferecer soluções aos problemas que vêm surgindo, inclusive em relação ao problema do represamento. Mas é importante também que o estudante use o recurso do trancamento — que a instituição tem oferecido aos estudantes como uma ferramenta mais vantajosa — de maneira eficiente e refletida.

6) Posso retirar a disciplina e depois desistir da retirada?
Não. Isso porque o procedimento é automático no Sigaa. O estudante realiza a retirada diretamente no sistema, logado com seu perfil de estudante. Dessa maneira, a responsabilidade por essa operação é do estudante e não há no sistema nenhum recurso que permita reverter o trancamento.

7) E se eu retirar a única disciplina em que estou matriculado?
Caso o aluno venha a trancar a última ou a única disciplina ativa na matrícula do semestre, automaticamente será lançado, no seu histórico escolar, o trancamento geral justificado, a fim de que não haja prejuízos para sua vida acadêmica.

8) Qual é o procedimento para a retirada de disciplina?
Para o semestre de 2021/1, os estudantes podem realizar a retirada de disciplinas diretamente no SIGAA até o dia 6/11/2021, na opção Retirar Matrícula. Basta selecionar a disciplina e clicar em Retirar Disciplina. Para finalizar a operação, basta inserir os dados pessoais requeridos pelo sistema e clicar em Confirmar Retirada. Mas lembre-se: após finalizado o processo não será possível reverter a retirada.

INFORMATIVOS  icone expandir