O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e o Centro de Educação a Distância (CEAD) considerando a necessidade de rápida adaptação de toda a comunidade acadêmica às tecnologias voltadas para a execução de atividades a distância, imposta pela Pandemia de Covid-19, e a disponibilização feita pela UnB de plataformas para realização de atividades on-line, instituíram, por meio do edital conjunto DEG/DPG/CEAD N° 01/2020, o Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas - NAAAR, que prestou apoio aos discentes e docentes para o uso de ferramentas tecnológicas e plataformas institucionais. O núcleo Buscou facilitar a utilização de ferramentas necessárias ao desenvolvimento de atividades acadêmicas remotas, fomentar o uso dos recursos tecnológicos Aprender e Microsoft Teams e contribuir para a permanência dos estudantes na Universidade.

Para ampliar o acesso às informações sobre as ferramentas, tutoriais, recursos gráficos disponíveis, a comissão que compõe o NAAAR, utilizando o vasto conteúdo disponibilizado pelo Projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU) - que integra o Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M) -, recomenda à comunidade acadêmica que conheça o repositório disponível na página do projeto - https://riu.cead.unb.br/. No site é possível encontrar e-books, cursos, tutoriais e ferramentas desenvolvidas para o uso em áreas específicas, como engenharias, ciências sociais aplicadas, ciências biológicas e diversas outras áreas.