1. O que é o Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica

Trata-se de um convênio firmado entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que permite a mobilidade de estudantes de graduação entre as Instituições conveniadas pelo período de 2 semestres. Para participar, o/a estudante necessita:

• Estar matriculado/a em curso de graduação de uma IFES conveniada.
  • Ter concluído, no ato da solicitação, pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso.
  • Ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
  • Não estar, no ato da solicitação, usufruindo de nenhuma modalidade de trancamento de matrícula.

2. Quando Participar?

A UnB recebe pedidos para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica nacional em formato de fluxo contínuo, ou seja, em qualquer tempo, mas com data limite, de acordo com o semestre letivo desejado:

ESTUDANTE DA UnB* - DATA LIMITE PARA SOLICITAR MOBILIDADE ACADÊMICA CONFORME O SEMESTRE LETIVO DESEJADO

2º Semestre de 2024: Recebimento de novas solicitações e pedidos de prorrogação - até 20/05/2024
1º Semestre de 2025: Recebimento de novas solicitações e pedidos de prorrogação - até 18/11/2024

* Antes de solicitar, o(a) estudante precisa checar os prazos da instituição de destino almejada, verificar se a mesma está recebendo pedidos.

ESTUDANTE DE OUTRA INSTITUIÇÃO - DATA LIMITE PARA SOLICITAR MOBILIDADE ACADÊMICA CONFORME O SEMESTRE LETIVO DESEJADO

2º Semestre de 2024: Recebimento de novas solicitações e pedidos de prorrogação - até 31/05/2024
1º Semestre de 2025: Recebimento de novas solicitações e pedidos de prorrogação - até 30/11/2024

Observação:  Gostaríamos de informar que nossa instituição está enfrentando atrasos na tramitação de processos e cumprimento de diversos prazos acadêmicos devido aos movimentos de greve que estão em andamento na Universidade de Brasília (UnB) desde 11 de março de 2024, com a adesão pelas(os) técnicos-administrativos, e a adesão das(os) docentes em 15 de abril de 2024, circunstâncias estas que fogem do nosso controle. Ambos movimentos são por tempo indeterminado e por esta razão, contamos com a compreensão da comunidade acadêmica em relação à participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes, uma vez que prazos, tramitação de processos, resultados, solicitações de documentos e outras questões administrativas relativas ao programa de mobilidade podem levar mais tempo que o habitual para serem concluídos. Portanto, pedimos que considerem possíveis atrasos e planejem suas atividades com antecedência.
Lembrando que esta é uma greve nacional, mobilizando instituições federais de ensino de todo o país.

3. Como Participar?

ESTUDANTE DA UNB

ESTUDANTE DE OUTRA INSTITUIÇÃO

Apresente seu pedido de mobilidade na Coordenação do Curso, a qual tramitará, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nos setores da UnB para a Instituição receptora onde o discente pretende estudar.

• Em caso de desistência do pedido é muito importante que o(a) discente comunique, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando sua desistência, a fim de evitar problemas na matrícula.

Discente de outra Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que queira estudar na UnB, pelo processo de mobilidade acadêmica, deverá:

• Observar as exigências descritas no item 1 acima;
  • Iniciar o processo em sua instituição de origem que encaminhará à UnB a solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., observando prazos e documentação necessária.

Requerimento para Estudante da UnB solicitar Mobilidade Acadêmica

Requerimento para Estudante de outra Instituição Federal de Ensino Superior

Passo-a-passo para Estudante da UnB solicitar mobilidade acadêmica nacional

Passo-a-passo para solicitação de mobilidade nacional - Estudante de outra IFES