residencia

O Programa de Residência Pedagógica foi instituído pela Portaria MEC nº 38, em fevereiro de 2018, e lançado no Edital CAPES nº 06/2018 como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. O Programa tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promover a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso e fortalecer a relação universidade/escola.

A Universidade de Brasília ingressou no Programa desde sua primeira edição, em 2018, com a participação de 12 cursos de licenciatura organizados em 11 subprojetos.  Na segunda edição, em 2020, a UnB foi contemplada com 120 bolsas para estudantes dos cursos de licenciaturas de 12 cursos e ainda a participação de 30 voluntários. Em 2022, houve a adesão de 11 licenciaturas com a participação de 16 coordenadores de área, 240 estudantes bolsistas e 27 voluntários.

O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade de Brasília traz como enfoque a temática “processos formativos na relação universidade escola” com o objetivo de proporcionar aos licenciandos a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula, estabelecendo a necessária relação teórico/prática na abordagem da realidade escola.

Objetivos do programa

• Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  • Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  • Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  • Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  • Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Atualmente, participam do projeto os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Filosofia, Física, Geografia, Letras Português, Letras Inglês, Matemática, Pedagogia e Química. Os subprojetos de Matemática, Ciências Naturais e Biologia funcionam com 02 núcleos cada, o de Pedagogia com 03 e os demais com 01 núcleo de residentes cada.