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O PIBID é parte da Política Nacional de Formação de Professores brasileira, seu objetivo é proporcionar aos licenciandos(as) oportunidade de se inserirem no ambiente das escolas públicas de educação básica. O Programa foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) e é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para fomentar esse processo de formação, o Programa concede bolsas para formação inicial a estudantes de graduação, professores de escolas públicas e a professores do ensino superior.

Objetivos do PIBID são: 

  • Incentivar a formação de docentes;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura;
  • Integrar teoria e prática;
  • Promover a integração entre educação superior e educação básica;
  • Proporciona aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

 

Na Universidade de Brasília (UnB), o PIBID iniciou-se em 2009 com quatro licenciaturas: Biologia, Física, Matemática e Química, segundo os relatórios institucionais. Cada uma das áreas atuou junto a cinco escolas.  Em cada uma das escolas atuaram 13 bolsistas dos cursos de graduação.

 

Na edição do PIBID de 2013, participaram 17 licenciaturas com 20 subprojetos, 348 alunos de licenciaturas, 34 professores coordenadores (UnB) e 65 professores da educação básica.

 

Em 2018 a UnB participou do PIBID com 13 licenciaturas em cinco núcleos interdisciplinares, com 128 bolsas para estudantes, 13 para coordenadores e 11 para supervisores.

 

De 2020 a 2022, o PIBID/UnB contou com a participação de 15 licenciatura, 15 coordenadores de área, 15 professores supervisores e 136 estudantes bolsistas.

 

No programa de 2022 a 2024, o PIBID/UnB conta com a participação de 15 licenciaturas, 15 coordenadores de área, 41 professores supervisores e 360 estudantes de licenciatura.

 

Quadro - evolução do programa

Ano
Número de bolsistas
Número de licenciaturas 
Coordenadores
Supervisores
2009
52
04
04
20
2013
348
17
34
65
2018
128
13
13
11
2020
136
15
15
15
2022
360
15
15
41