Programa de Educação Tutorial

 

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando–lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

São objetivos deste programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

 

Até o ano de 1999, o programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior – DEPEM. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação.

 

Na UnB a gestão do PET é realizada pelo CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação e pela CE - Coordenadoria Executiva, da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA). Juntos, têm buscado integrar os grupos e dar maior visibilidade institucional ao Programa.


Para informações oficiais do PET consulte o portal do MEC.

 

EDITAIS DO PET

 

ORIENTAÇÕES

Preenchimento do Termo de compromisso no SEI

Guia Prático do SEI

 

ATAS DE REUNIÕES DO CLAA

 

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DO CLAA

 

LEGISLAÇÃO PET

 

NOTIFICAÇÕES SIGPET

 

Equipe

  • Coordenadora: Polyanna Serejo Freire da Silva
  • Técnica em Assuntos Educacionais: Sandra Regina Gabriel Silva
  • Telefones: 3107-7627
  • Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio da Reitoria - Térreo (entrada lateral do DEG)
  • Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h