Da Natureza e Finalidades

 

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.

 

A monitoria é regida pela resolução CEPE 008/1990.

Existem duas categorias de monitores: a) monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação; e b) monitoria voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria. Em ambos os casos, os alunos farão jus a 30 horas pela atividade no período.

 

Das Inscrições

 

As inscrições para monitoria seguirão rigorosamente os prazos estabelecidos no Calendário Universitário de Graduação, disponível no link: http://www.saa.unb.br.

Os estudantes devem procurar as secretarias dos departamentos/institutos e preencherem o formulário próprio de solicitação de inscrição.

 

Dos requisitos para Participação

 

1) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;

2) Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, com menção mínima de MS, demonstrando domínio da mesma;

3) Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;

4) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade. (com exceção dos benefícios do Programa de Assistência Estudantil da UnB).

5) Os alunos deverão estar matriculados no número mínimo de créditos do seu curso, com exceção dos candidatos:

5.1) Os bolsistas externos de pesquisa e ensino, dos Programas CAPES e CNPq, exclusivamente no caso de monitoria não remunerada, e de Mestrado e Doutorado;

5.2) Os alunos de outras universidades nacionais ou estrangeiras, em caráter excepcional e na monitoria não remunerada, somente durante o tempo de permanência na UnB e em virtude de convênios que assim o permitam.

5.3) Aluno em condição de provável formando.

 

Das atribuições dos Departamentos/Institutos

 

Após feitas as seleções dos monitores, as secretarias dos departamentos/institutos deverão manter sob seu controle e guarda os documentos referentes à seleção.

Realizar o cadastro dos dados bancários* dos candidatos a bolsistas no sistema de bolsistas do DEG, conforme prazo definido em calendário acadêmico.

No final do semestre, encaminhar via SEI ao ambiente DEG/DAIA/SAMT, as listas com as avaliações (Cumpriu? Sim ou Não) dos monitores remunerados e voluntários para concessões de horas, devidamente assinadas pelos(as)professores coordenadores do curso.

* Estes dados devem ser de conta corrente, da qual o(a) monitor(a) deve ser o(a) titular. Logo, não podem ser de conta poupança, nem conjunta e nem em nome de terceiros.

.

 

Da Seleções dos candidatos

 

A seleção dos estudantes candidatos será de inteira responsabilidade de cada Unidade Acadêmica contemplada com bolsas;

Os critérios de avaliação para o exercício das atividades de monitoria serão elaborados pelas coordenações de graduação de cada Unidade.

O estudante designado monitor será supervisionado pelo professor da disciplina.

 

Atribuições do Professor responsável

 

Orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;

Capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino/aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;

Promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina;

Avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor através de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do monitor;

Acompanhar o desempenho do aluno nas disciplinas de seu curso, identificando possíveis interferências das atividades da monitoria sobre o seu desempenho escolar, a fim de evitar comprometimento de seu processo de aprendizagem como um todo.

 

Da inclusão/exclusão de Monitores

 

A inclusão/exclusão pode se dar pelos seguintes motivos:

  1. Por interesse particular do aluno/monitor;
  2. Por indicação do professor da disciplina a qual o monitor está vinculado, após aprovação do Colegiado de Curso;
  3. Por suspensão imposta ao aluno no período em que se encontrar no exercício da monitoria;
  4. Por trancamento de matrícula;
  5. Por obtenção de frequência inferior a oitenta por cento nas atividades de monitoria, a cada mês;

A inclusão/exclusão de monitores é de responsabilidade da unidade. Deve ser solicitada junto a unidade na qual o(a) estudante está exercendo atividades de monitoria, nos períodos que antecedem ao envio, para o ambiente DEG/DAIA/SAMT, das listas com as avaliações dos monitores.

Em hipótese alguma será admitida a inclusão de monitoria no SIGAA após a data limite estabelecida no calendário acadêmico para o envio das listas com as avaliações de monitores para este Serviço, mesmo que exista ociosidade de vagas de monitoria..

 

Disposições gerais

 

Excluir-se-á em qualquer hipótese, a configuração de vínculo empregatício do monitor com a Universidade de Brasília – UnB.

Os casos omissos serão resolvidos pelo Decanato de Ensino de Graduação – DEG.

 

Do número de Bolsas

 

O número de bolsas a ser distribuído nas Unidades obedece a disponibilidade orçamentária da UnB, e o critério usado para a distribuição é determinado pelo Decanato de Ensino de Graduação. Segue lista de distribuição vigente:

 

Lista de distribuição de bolsas de monitoria 2020.2

 

Perguntas Frequentes

Clique aqui

 

Formulários

 

Sistema de Cadastramento de Bolsistas do DEG

Clique aqui