logo prodocencia

O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes, cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Tem como objetivos o desenvolvimento de currículos e metodologias inovadoras, e a proposição de estratégias para o aperfeiçoamento de professores dos cursos de licenciaturas. A Capes lançou os editais nº 05/2007; nº 02/2008, nº 28/2010 e 19/2013.

De acordo com o Relatório de Gestão da DEB/CAPES (2009-2014), esta ação buscou promover aspectos da interdisciplinaridade nos seguintes aspectos: a) ampliação da estrutura curricular e da arquitetura gerencial dos cursos de formação de professores; b) promoção de oportunidade de uma construção de conhecimentos multidisciplinares contextualizados e com elevado padrão de qualidade..

A Universidade de Brasília participou desde o primeiro edital do programa, tendo como coordenadora a profa. Maria Isabel Montandon, com o projeto institucional denominado “Formação de Professores: ação-reflexão-inovação” e, em seguida, a profa. Rozana Reigota Naves (IL), que assume o projeto e participa de edital posterior com o projeto institucional “Licenciatura em Rede: A pesquisa na e sobre a formação docente”, com o objetivo principal de implementar um espaço de investigação sobre os cursos de licenciatura  presencial e a distância.

Professores e áreas participantes do programa:

Nome Instituição
Jeane Rotta Ciências Naturais /FUP
Daniel Cantanhede Behmoiras Faculdade de Educação Física
Eloísa Nascimento Pilati Instituto de Letras
Francisca Cordelia Oliveira da Silva  Instituto de Letras
José Mauro Barbosa Ribeiro Teatro
Maria Clarisse Vieira Faculdade de Educação
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Música/IdA
Ricardo Gauche IQ/UnB
Sayonara de Amorim Gonçalves Leal Ciências Sociais
Rosana Andréa Costa de Castro Artes Visuais/IdA

A participação no programa PRODOCÊNCIA teve como um de seus resultados, a publicação dos livros “Trajetórias das Licenciatura da UnB: A experiência do Prodocência em Foco”, organizado pela professora Maria Lídia Bueno Fernandes e “ Trajetória das Licenciaturas da UnB: Formação de Professores: ação-reflexão-inovação”, organizado pela professora Rozana Reigota Naves.