Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (DAPLI)

A Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas (DAPLI) é responsável pela promoção de ações no âmbito dos cursos de Licenciatura da UnB. Essa Diretoria foi criada em 2021 pelo Ato da Reitoria nº 06/2021 e vem se somar às ações da Coordenação de Integração das Licenciaturas, instituída pelo Ato do Decanato de Ensino de Graduação nº 14/2008, que há mais de uma década já desenvolve ações junto às licenciaturas da UnB.

A DAPLI tem entre seus principais objetivos o planejamento e a implementação de ações para que as Licenciaturas da UnB sejam, a cada dia mais, referências na formação inicial e continuada de professores, unindo excelência acadêmica, inovação e interação com a sociedade.

As ações da DAPLI se organizam em três linhas principais:

- Promoção da integração entre as Licenciaturas na UnB

- Intensificação e institucionalização do diálogo entre a UnB e a sociedade;

- Fomento constante para progressão da qualidade de formação inicial e continuada de professores, por meio de ações inovadoras e de excelência acadêmica.

A Diretoria conta com duas coordenações e duas comissões permanentes compostas por professores das licenciaturas e equipe técnica especializada em educação. As duas coordenações que compõem a DAPLI são: Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) e Coordenação de Projetos Especiais (CPLlic). As duas comissões são compostas por professores indicados pelas unidades acadêmicas.
A Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) e a Coordenação de Projetos Especiais (CPLIC) são responsáveis por elaborar, acompanhar e avaliar os editais e projetos da DAPLI. As Coordenações também atuam na realização de eventos, webinários, projetos de extensão como o UnB+Escola, seminários, fóruns das licenciaturas, palestras de formação, entre outros.

A DAPLI juntamente com suas coordenações, comissões e equipe técnica, tem desenvolvido inúmeras ações, tais como o Canal no YouTube UnB+Educação, Projeto UnB+Escola, Polos de Integração UnB-Escola, Editais Licenciaturas em Ação e Edital Novo Ensino Médio, Boletim das Licenciaturas.

Ligados à DAPLI também estão os programas Residência Pedagógica e Programa de Iniciação à Docência (Pibid), ambos financiados pela CAPES/MEC e são voltados para o aperfeiçoamento da formação dos licenciados por meio da imersão no cotidiano das escolas públicas.

Profa. Dra. Eloisa Nascimento Silva Pilati

Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas (DAPLI)