Serviço

A Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional – CDAP é um órgão da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica – DAIA, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação – DEG. À CDAP compete desenvolver ações que visem a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, além de gerenciar, controlar e supervisionar os estágios, provendo informação à comunidade universitária e garantindo adesão às exigências legais.

Na Coordenadoria funciona, ainda, a secretaria de convênios - SC, responsável pela formalização de convênios entre a UnB e empresas, instituições e entidades públicas e privadas para oferta de vagas de estágio. Na página da SC é possível encontrar a lista de conveniados, bem como instruções para celebração de novos convênios.

vagas de estagio

esquema

Legislação

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Estágio dos estudantes, representa uma evolução na política pública de emprego para jovens no Brasil, ao reconhecer o estágio como um vínculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do educando.
A publicação da nova Lei de Estágio (em substituição à Lei nº. 6.494, de 7 de dezembro de 1977), provocou mudanças substanciais no papel da Universidade, das empresas e das integradoras (empresas intermediárias na contratação de estagiários).
É importante lembrar que o estágio somente deve ser iniciado após a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio – TCE pela UnB (convenente), empresa/órgão (concedente e supervisor), Coordenador de curso/Orientador e o estagiário.
Mais detalhes podem ser encontrados na Cartilha do Ministério do Trabalho sobre a Lei de Estágio.

Formulários

TCE para estágio obrigatório
TCE para escolas públicas do DF
FIAE - Formulário de Indicação e de Apresentação de Estudante para Estágio na Secretaria de Educação do DF