Programa de Educação Tutorial

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando–lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.

São objetivos deste programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Até o ano de 1999, o programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior – DEPEM. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação.

Na UnB a gestão do PET é realizada pelo CLAA - Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação e pela CE - Coordenadoria Executiva, da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA). Juntos, têm buscado integrar os grupos e dar maior visibilidade institucional ao Programa.

Para informações oficiais do PET consulte o portal do MEC.

EDITAIS DO PET

ORIENTAÇÕES

ATAS DE REUNIÕES DO CLAA

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DO CLAA