01 - O que é a monitoria de graduação?

O programa de monitoria tem como objetivo promover a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática, e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

02 - Quem pode atuar como monitor?

Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade de Brasília.

03 - Quais são os critérios para se candidatar à monitoria?

1°- Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;

2°- Ter obtido aprovação na disciplina que pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;

3°- Ter aprovação nos critérios adotados pelos professores responsáveis pela disciplina alvo da monitoria para a seleção dos interessados

4º- Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;

04 - Quero ser monitor. Onde e como posso realizar a minha inscrição?

O processo seletivo de monitores é de responsabilidade de cada professor responsável pela disciplina alvo da monitoria. Os interessados devem procurar os professores, seja ao final do semestre ou no período de matrícula, a fim de se informar sobre quando e como ocorrerá a seleção de monitores.

05 – Como a atividade de Monitoria é registrada no Histórico Escolar?

A atividade de Monitoria será registrada no SIGAA como componente curricular eletivo (módulo livre), com carga horária de 30 h.

06 - Posso ser monitor em mais de uma disciplina no mesmo semestre?

É vedado pelo que dispõe o art. 21 da Resolução CEPE 8/1990. Esta é a resolução vigente de Monitoria na UnB.

07 – Posso ser monitor mais de uma vez em uma mesma disciplina?

Sim. Será possível cursar a atividade de monitoria por até 5 vezes em uma mesma disciplina. No entanto, vale ressaltar que por ser uma atividade eletiva, há um máximo de horas que serão computadas no histórico escolar, não sendo possível ultrapassar 360 horas de atividades eletivas em qualquer curso de graduação.

08 - Preciso de uma declaração de que fui monitor. Onde devo solicitar?

Por ser um componente curricular com a denominação “Monitoria em...”, o próprio histórico Escolar servirá como comprovante da atividade de monitoria.

09 - Para quem devo informar a desistência da monitoria para a qual fui selecionado(a)?

A desistência deve ser comunicada ao professor responsável pela disciplina alvo, para que seu nome seja enviado à Coordenação/Secretaria de Graduação, para a exclusão de sua matrícula na atividade de monitoria dentro do SIGAA.