Uma das áreas de investimento da CIL é em pesquisas sobre os cursos e ações na área de formação docente na Universidade de Brasília. Em 2017, foi lançado o EDITAL DEG/DAC N° 11/2017 Conexões, para incentivar os discentes e docentes da UnB a desenvolverem pesquisas ou produtos para o fortalecimento da graduação na UnB, contribuindo para um melhor conhecimento da realidade da graduação na UnB.

 

Especificamente para as Licenciaturas, o Edital propôs como temáticas de pesquisa, dentre outros: estudos sobre e evasão de estudantes das licenciaturas; mobilidade entre os cursos; motivos de desistência, duplo curso); análise dos projetos pedagógicos dos cursos; trajetória profissional dos egressos das licenciaturas da UnB; estudos sobre os cursos EAD. Cinco projetos foram selecionados:

Projeto Eixo Responsável Discentes
A motivação no curso de Licenciatura Estudos temáticos sobre evasão de estudantes das licenciaturas oriundos das diferentes formas de ingresso na UnB. Profª. Dra. Evelyn Jeniffer de Lima Toledo Alessandra dos Santos Galdino
Christopher Keyson Viana Chagas
Vinícius Lemos Pinheiro Machado
Henrique do Nascimento Coutinho
Estágio Supervisionado nas Licenciaturas na UNB: Contribuições e Limites à profissionalidade docente. Pesquisa qualitativa sobre a experiência dos discentes durante a prática escolar, por meio dos estágios supervisionados, e sua contribuição na formação acadêmica Profª. Drª. Shirleide Pereira da Silva Cruz
Profª. Drª. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Profª. Dra. Nathália Cassettari
Gabriel Torres Anais F. Campo
Jaqueline Alves Rodrigues da Silva
Giordani Emanuele Carvalho Lima
Raylane Marina Carlos de Aguiar
Jaqueline Alves Rodrigues
Pós-graduação
Polliana Rocha Dias de Araújo
Graziella Soares de Jesus ( Tutora Voluntária)
Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de licenciatura da UnB Perfil dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de licenciatura da Universidade de Brasília. Profª. Drª Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Profª. Drª Nathalia Cassettari
Profª. DrªShirleide Pereira da Silva Cruz
Bárbara Luiza de Moura
Jaqueline Ribeiro Berlanda
Kézia Andrade Silva Braga
Graziella Soares de Jesus
Pós-Graduação: Nathália Barros Ramos
Práticas Pedagógicas Centradas nos Estudantes na disciplina de Desenvolvimento Psicológico e Ensino (DPE) Práticas Inovadoras Profª. Drª Lucia Helena Cavasin Zabotto Pulino Tanize Viçosa Cardoso
Carmem Júlia Amorim Lovatel
Pós-graduação
Juliana Crespo Lopes
Mapeamento da proficiência Linguístico Pedagógica do aluno de Letras. Perfil do aluno ingressante e concluinte Profª. Dr ª. Vanessa Borges de Almeida Laíssa Verônica Bernardes Pereira
Larissa Cristina de Paula Reis
Murilo Justino da Silva
Rebeca de Oliveira da Cruz