O Enade é uma das avaliações dos cursos de graduação no Brasil que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei 10.861/2004. Ele é realizado anualmente de forma cíclica, ou seja, a cada ano um dos três grupos de cursos divididos por área pelo Ministério da Educação (MEC) fazem a prova.

 

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos acadêmicos concluintes dos cursos superiores, entendidos como aqueles que tenham cursado 80% ou mais da carga horária do curso, ou que se formem até o período subsequente ao da aplicação do Exame. O intuito é avaliar o rendimento desses estudantes com relação aos conteúdos programáticos de cada curso, às habilidades e às competências adquiridas durante a sua formação acadêmica.

 

As notas do Enade são utilizadas para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicadores de qualidade do ensino superior no País. Sozinho o exame corresponde a 55% do CPC, que também é composto pelas avaliações in loco e a autoavaliação institucional. O conceito varia numa escala de 1 a 5. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo, e 4 e 5 aos que estão acima.

 

Atingir bons resultados no Enade é fundamental para assegurar, oferecer e sustentar uma boa qualidade de ensino prestado à comunidade, já que garante com isso o repasse de mais recursos para a universidade pelo MEC. Tais recursos são importantes para investir nos programas acadêmicos, nas instalações físicas, nas moradias estudantis bem como no restaurante universitário. Além disso, subsidia os atos de renovação de reconhecimento dos cursos permitindo que continuem tendo autorização do MEC para ofertar novas vagas e expedir diplomas.

 

O Enade é um componente curricular obrigatório e a regularidade do estudante no exame é condição para a sua colação de grau. Portanto, todos devem ter a situação em relação ao Enade registrada no histórico escolar. Nesse sentido, a CAEG realiza semestralmente a atualização das pendências dos estudantes no SIGAA, tanto dos ingressantes quanto concluintes. No caso dos concluintes, a regularização no Histórico Escolar ocorrerá à medida que os coordenadores de curso encaminharem as listas de formandos para a CAEG, no prazo recomendado de até 30 dias antes da conclusão do semestre letivo.

 

Ciclos Avaliativos

 

Ano I (Verde) - Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica – Controle e Automação, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.


Ano II (Azul) - Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Sociais – Antropologia, Ciências Sociais – Sociologia, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa  e Respectiva Literatura, Letras – Língua Portuguesa  e Respectiva Literatura, Letras – Língua Portuguesa  e Respectiva Literatura, Letras – Língua Portuguesa  e Respectiva Literatura, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, Letras – Língua Inglesa e Respectiva Literatura, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Química Tecnológica.


Ano III (Vermelho) - Administração; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design – Programação Visual, Design – Projeto Do Produto, Direito, Gestão de Políticas Públicas, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, Serviço Social e Turismo.

 

Pra mais informações acesse:

Editais

Conceitos Enade de Cursos da UnB

Provas Anteriores

 

Palestras:

Enade 2021: fui inscrito e agora?